domingo, 17 de agosto de 2008

MODERNISMO

Façam uma pesquisa online a respietio dos principais pressupostos estéticos do Modernismo na Inglaterra e postem aqui. Essa pesquisa será uma porta de entrada para a discussão a respeito do romance Mrs Dalloway.

15 comentários:

Anônimo disse...

O modernismo, entendido como a configuração histórico cultural da ruptura, da inovação e da vanguarda nas primeiras décadas do século XX, assumiu um carácter predominantemente urbano e cosmopolita. Mas ao instituir as cidades como centros de atracção dos criadores de cultura e de difusão das suas criações o modernismo não só se construiu a partir desses centros como também em larga medida os criou, conferindo lhes dimensões significativas que se tornaram parte integrante das suas representações no século XX.
A arquitetura por exemplo, foi a disciplina integralà qual nso subordinaram as outras artes gráficas e figuras, reafirmando o aspecto decorativo dos objetos de uso cotidiano, mediante uma linguagem artística repleta de curvar e arabescos, de acentuada influência ocidental.

Valter Osvaldo Sant'Ana

Anônimo disse...

Recorrente como na história mundial da literatura, o Modernismo surgiu em oposição às formas anteriores fixadas, incluindo outros gêneros artísticos. É de se verificar que as manifestações culturais da época (final do séc. XIX e início séc. XX) como: expressionismo(intensidade emocional), cubismo(figuras geométricas), futurismo(rejeição do moralismo e do passado), dadaísmo(oposição a qualquer tipo de equilíbrio) e surrealismo( enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa) conceberam o movimento modernista, cujo intento era contemporâneizar a situação da arte vigente. A quebra da tradição, devido a forte modificação do modo de vida – industrialização – era necessária para que novos estilos fossem colocados à disposição, já que a visão adotada colocava em destaque o quanto o novo era agradável, belo, buscando, agora, em contraste com o Romantismo, o foco objetivo, real. Modem Style foi a denominação atribuída ao Modernismo da Inglaterra e seus mais relevantes mestres das letras foram Evelyn Waugh, D.H. Lawrence e Virgínia Woolf.

Anônimo disse...

O modernismo como movimento vanguardista so século XIX na Inglaterra, revolucionou com suas formas não lineares, tanto na literatura, como na arte e arquitetura.Conseguiu a adesão da alta burguesia que apoiava essa nova estética,pois esse novo modelo demonstrava padrões contrários aos convencinais.Na literatura rompeu com os traçõs rígidos e os padrões romantistas europeu da época. Isso fora de total importância, já que estavam em busca do novo. os estilos que perpetuariam daquele momento em diante, pouco assemelhavam-se com os anteriores. Os escritores poderiam alçar võo e ousar em busca de novos horizontes, até então reprimidos. Dessa geração,dentre outros, teve-se Virgínia Woolf, um nome de grande importância para a literatura britânica.

Lucia

Anônimo disse...

Os traços do modernismo europeu são percebidos através da descrição que Virginia Woof faz da burguesia, a tradição, representação da realidade e, é claro a heteglossia (mosaico de vozes) que é o grande diferencial no seu romance.

Anônimo disse...

Modernismo é uma designação comumente dada a diversos movimentos literários e artísticos surgidos na última década do século XIX, tais como o expressionismo (intencidade emocional), o cubismo(fig geométricas), o fovismo, o futurismo ( regeição do moralimo e do passado), o dadaísmo ( oposição a qualquer tipo de equilíbrio), o surrealismo( infatiza o papel do inconciênte na atividade criativa), etc. Esta corrente artística, com preferência por tudo quanto é moderno e com facilidade para aceitar inovações, adotando idéias e práticas modernas que o uso ainda não consagrou, surgiu como resposta às consequências da industrialização

Anônimo disse...

O Modernismo iniciou-se na última década do século XIX, foi marcado por um grande desenvolvimento científico e tecnológico, que alterou a face do mundo, criando um novo ritmo de vida. Este movimento foi como uma rejeição da tradição e uma tendência a encarar problemas sob uma nova perspectiva baseada em idéias e técnicas atuais.A ruptura com o passado e as pesquisas de novos meios de expressão foram sua marca registrada. Movimentos como o Futurismo, o Cubismo, o Expressionismo e o Surrealismo agitaram o ambiente artístico e é dessa explosão criativa que nasceu a arte moderna, revalorizada em sua forma de realização.

Elisabete Dias

Anônimo disse...

O Modernismo na INGLATERRA e nos EUA não é considerado por alguns como um período, e sim como um movimento, um ponto de vista internacional, que influenciou todas as artes.
Alguns poetas que escreveram manifestos:
Stevens, Eliot, Williams, Pound (Frost não é realmente um modernista).
Quadro social do periodo:
- aumento das cidades;
- desumanização, anonimato das pessoas;
Estrutura de classe mudando:
- avanços tecnológicos;
- política: revoluções, guerras, 1905,1907, 1917
- física, física quântica, Einstein, o princípio da incerteza
- religião, Deus está morto, tudo sem sentido.
O pensamento do senso comum já não funciona. Antropologia, artes primitivas e ciências observadas por:
Freud, Marx, Darwin.
Arte moderna na pintura, várias escolas:
Dadaísmo, falta de sentido,
futurismo, o amor da máquina, Pós-Impressionismo, Cubismo.

Características do Modernismo:

1. anti-romântico, ou seja, não de natureza técnica, mas na própria arte. O significado é subjetivo, os poemas não precisam de ter um significado

2. modernista à procura de novas formas

3. deliberada ruptura com o passado

4. poeta é responsável pela vida do espírito "Domingo de manhã",

5. poesia torna-se o tema da própria poesia; os velhos temas são os meios, o poema é o fim.

Anônimo disse...

Na era Victoriana o romance tornou-se a forma principal da Literatura Inglesa. Na literatura Eduardina surgiu escritores largamente populares como: Rudyard Kipling e Sir Artur Conan Doyle que escreveu Sherlock Holmes, um dos personagens mais importantes da literatura na época. Os poetas georgianos mantiveram uma abordagem conservadora para a poesia. As experiências da Primeira Guerra Mundial foram refletidas no trabalho da poesia da guerra tais como Rupert Brooke, Isaac Rosenberg, Edmund Blunden e Siegfried Sassoon. O modernismo surgiu como resposta às conseqüências da industrialização, revalorizando a arte e sua forma de realização: manual; dando preferência por tudo quanto é moderno e com facilidade para aceitar inovações, adotando idéias e práticas modernas. Entre os importantes outores de entre as duas Guerras Mundiais incluem Evelyn Waugh, D.H. Lawrence e Virginia Woolf, entre outros.

Anônimo disse...

Modernismo é uma designação comumente dada a diversos movimentos literários e artísticos surgidos na última década do século XIX, tais como o expressionismo, o cubismo, o fovismo, o futurismo, o dadaísmo, o surrealismo, etc. Esta corrente artística, com preferência por tudo quanto é moderno e com facilidade para aceitar inovações, adotando idéias e práticas modernas que o uso ainda não consagrou, surgiu como resposta às consequências da industrialização, revalorizando a arte e sua forma de realização. O modernismo (ou Art Noveau), cujo termo foi tomado da Maison de l'Art Noveau (loja aberta pelo comerciante alemão Sigfried Bing em Paris, no ano de 1895), difundiu-se pelo resto da Europa com diferentes traduções: Modernismo, na Espanha; Jugendstil, na Alemanha; Secessão, na Aústria; e Modem Style, na Inglaterra e Escócia, com características próprias em cada um desses países.

Anônimo disse...

Nessa época surgiram inúmeras invenções moldando a civilização industrial da segunda metade do século XX. A classe média perde a confiança em si mesma, O desemprego aumenta, o movimento socialista ganha força no país.A Inglaterra passa a receber influências da literatura francesa e do romance russo.A nova geração está em busca da posse e do gozo.
Seu objetivo é de gozar a vida por meio do sensualismo e do hedonismo, assumindo um caráter anti-social e amoral.

Anônimo disse...

Nessa época surgiram inúmeras invenções moldando a civilização industrial da segunda metade do século XX. A classe média perde a confiança em si mesma, O desemprego aumenta, o movimento socialista ganha força no país.A Inglaterra passa a receber influências da literatura francesa e do romance russo.A nova geração está em busca da posse e do gozo.
Seu objetivo é de gozar a vida por meio do sensualismo e do hedonismo, assumindo um caráter anti-social e amoral.

Anônimo disse...

Modernismo, uma das escolas literárias que mais revolucionou, a ruptura com o passado e as novas formas de expressão são características marcantes.
Surge como resposta a consequência da industrialização, dando um enfoque maior a arte, neste período surge grandes maninestações culturais tais como expressionismo, cubismo, dadaísmo,surrealismo, entre outros. Mais tarde será esses movimentos conhecido como, vanguardas européias, que influenciarão muitos de nossos autores brasileiros a procura da nossa identidade nacional.

Anônimo disse...

Modernismo, uma das escolas literárias que mais revolucionou, a ruptura com o passado e as novas formas de expressão são características marcantes.
Surge como resposta a consequência da industrialização, dando um enfoque maior a arte, neste período surge grandes maninestações culturais tais como expressionismo, cubismo, dadaísmo,surrealismo, entre outros. Esses movimentos também conhecidos como vanguardas européias,irão influenciar muitos de nossos autores modernistas a procura da nossa identidade nacional.

Anônimo disse...

O modernismo surge como resposta ás consequências da industrialização,pois a sociedade da Inglaterra estava presa a determinadas tradições familiares de poder e maneira de ver o mundo.A modernidade traz transformações sociais mais fortes como a tecnologia mais avançada com a introdução de máquinas,fazendo com que essas mudanças também tenham reflexos na literatura pois, ser moderno é estar adiante das transformações.Maria Angélica

Anônimo disse...

O modernismo foi a fase em que se objetivava a abolição de regras e formas adotadas anteriormente, bem como a aderência de novas visões com maior possibilidade de liberdade para os artistas produzirem suas obras. Vale ressaltar que o modernismo se deu em todas as formas de artes existentes. Tivemos no Modernismo brasileiro três gerações: 1ª geração (1922-1930), manifestos e revistas – com destaque para a semana de Arte Moderna; 2ª geração (1930-1945), com ênfase para as características, a prosa e aos autores; e a 3ª geração (1945-1978), com destaque as referências históricas e aos autores.
Na Literatura Britânica o Modernismo começou no ano de 1890 buscando o novo. Destacam-se escritores como: Virginia Woolf, James Joyce, T. S. Eliot, Guillaume Apollinaire, Joseph Conrad, Katherine Mansfield dentre outros.