terça-feira, 26 de agosto de 2008


Pensem um pouco a respeito do trecho acima, do Livro A Análise Literária, de Massaud Moisés. Que tipo de dificuldades vocês encontram ao analisar o texto literário?

28 comentários:

Anônimo disse...

A análise literária, a meu ver, é muito particular. Claro que existem aqueles pontos comuns a todos os leitores (tempo, espaço,personagens, etc), porém há outros aspectos que somente os olhos e corações mais sensíveis podem detectar e explorar, a fim de definir comportamentos e detalher dentro de uma narrativa.
Cristina

Anônimo disse...

Reforçando o comentário dito antes, tenho em particular estas dificuldades: o olhar mais sensível, o detalhe da época... Acho que, às vezes, leio um texto muito mecanicamente, pela primeira vez, preciso de uma releitura para perceber o que nos é mostrado nas entrelinhas.
Cristina

Anônimo disse...

Talvez a análise literária se resumisse em desmontar o texto nos mais diversos pedaços e buscar significados para cada um deles. Porém, para tanto, verifica-se a necessidade de conhecimentos gerais e experiências nos mais variados temas, pois a intertextualidade mostra-se constante. A minuciosidade com que se avaliam as palavras, movimentos e relacionamentos estruturais aparece como proeminentemente relevante no intuito de um produto de análise satisfatória, para que não fique confinado à mera descrição dos fatos. Porventura tivéssemos maior contato com o ato da leitura, certamente nos seria muito mais fácil esse exercício

Anônimo disse...

Talvez a análise literária se resumisse em desmontar o texto nos mais diversos pedaços e buscar significados para cada um deles. Porém, para tanto, verifica-se a necessidade de conhecimentos gerais e experiências nos mais variados temas, pois a intertextualidade mostra-se constante. A minuciosidade com que se avaliam as palavras, movimentos e relacionamentos estruturais aparece como proeminentemente relevante no intuito de um produto de análise satisfatória, para que não fique confinado à mera descrição dos fatos. Porventura tivéssemos maior contato com o ato da leitura, certamente nos seria muito mais fácil esse exercício.

Anônimo disse...

A dificuldade vem à tona quando tentamos entender uma situação do texto de maneira muito consciente ao senso comum.Todos nós possuímos uma genialidade infinita ou seja um inconsciente que monitora nossas concepções de realidade mas que por fim a maioria dos seres humanos não tem noção disso,porque não conseguem imaginar uma realidade textual ou existêncial fora dos padrões aprendidos ao decorrer da vida.Um texto é um imenso aprendizado que para exprimilo em demasia profunda tem que se quebrar o campo magnético que impede este individuo de transitar no mundo da imaginação."No momento em que darmos uma chance a imaginação aprederemos o verdadeiro sentido da vida"(Roberto Marafigo)

ROBERTO MARAFIGO

Anônimo disse...

Ler é muito fácil, mas analisar é complicado para quem nao tem agucado os sentidos literários...Cada um lê o texto de maneiras diferentes e muitas vezes, ao relermos esse texto descobrimos coisas que antes eram despercebidas...Analisar seria fragmentar o texto.Algo que muitos estudantes nao sabem fazer..Eis um hábito que devemos criar em nossos alunos: a análise...
Karina

Anônimo disse...

Ao analizar um texto literário, normalmente encontro dificuldades em definir sertos aspéctos que faço da leitura, principalmente os pontos mais sensíveis do contexto. Após a reileitura passo a explorar e definir com mais detalhes, fazendo augumas anotações para melhor copreessão do contexto. Eobservando a intertextualidade posso ver nas entrelinhas oque realmente está explícito e implícito dentro do texto literário.

Valter

Anônimo disse...

A maior dificuldade de analisar em texto é perceber o que o autor queria dizer numa determinada época e num determinado lugar. Por isso, se faz necessária uma pesquisa profunda através do tempo. Isso que nos falta, a bagagem literária (leitura) pra analisarmos com destreza esse textos. Conhecer profundamentos todas as fases da Literatura, os autores, suas características para saber destrinchar uma boa análise.

Anônimo disse...

para se fazer uma boa análise, é necessário ter um bom conhecimento de literatura,saber o que está intríncico e que está extríncico, isto é, o que o autor queria passar para seu leitor. Também saber conhecer o tempo que a obra foi escrita, o espaço, personagens, e, outras ferramentas de exploração de texto,para saber, o que está nas entrelinhas da narrativa, não esquecendo também das intertextualidades apresentadas, somente após estas dicas e um pouca de experiência poderemos fazer um boa análise, sem estas ferramentas tornará muito dificil construir-la.

Anônimo disse...

Que é Análise Literária?
Em resumo é decomposição de um texto em suas partes constitutivas, para perceber o valor e o relacionamento que guardam entre si e para melhor compreender, interpretar e sentir a obra como um todo completo e significativo.
"A análise literária não se reduz, pois, ao comum comentário do texto, trabalho colateral ao mesmo texto, que não vai até à sua essência, nem à sua explicação, nem ao mero estudo da biografia do autor. Deve ir mais além, abrindo caminho para a crítica, para a história, que investigará sobre o autor e os antecedentes da obra; e para a teoria da literatura, que extrairá da obra os princípios suscetíveis de formulação estética". (Herbert Palhano, Língua e Literatura).

Anônimo disse...

Concordo com a Kátia Back quando ela diz que precisamos ter mais leituras para destrinchar o texto literário.Penso que a análise do texto literário não deve ficar presa somente aos elemntos da narrativa e sim,a outros aspectos mais profundos que só conseguiremos trazer á tona se tivermos outras leituras.Maria Angélica

Anônimo disse...

Como bem disseram meus colegas acima, analisar uma obra literária requer que tenhamos uma bagagem muito grande em análise de textos literários. Ao meu ver, analisar significa desfragmentar o texto em partes e entendê-lo na sua essência, procurando buscar o que realmente o autor quis passar para o leitor com sua obra. Procurar os tipos de temas, entender o papel de cada personagem, compará-los,as figuras de linguagens, o simbologismo, a ideologia contida no texto, as diversas falas do texto, tipo de linguagem (literária, poética), tipo de narrador, etc.Para mim, ainda me é muito difícil fazer esse tipo de análise.
Elisabete Dias

Anônimo disse...

A dificuldade de decompor o texto ou o fragmento do texto em sua unidades básicas, pois são estas que nos darão as bases necessárias para o entendimento do mesmo.
ALICE NUNES
ALICE NUNES

Anônimo disse...

De acordo com o trecho do texto de Massaud Moisés, a análise literária consiste de decomposição. Esta é a minha dificuldade. Conseguir realizar uma completa decomposição. Sempre algo me foge. Há sempre algo mais a se verificar, a se refletir.
É tão gostoso acompanhar uma narrativa, seu desenrolar, que muitas vezes não me atenho aos detalhes que certamente me farão ter outra visão do texto. Detalhes que podem muitas vezes “mudar o final da história”.
Conforme muito colegas citaram, é necessária muita leitura para um aperfeiçoamento neste ponto.

jucelito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jucelito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jucelito disse...

Não há dúvidas. Fazer análise literária, ou qualquer outro tipo de análise é muito complicado, mas nós temos de nos esforçar, pois fazer comentários é algo que todos conseguem. Disso eu também não tenho duvidas.
Pensando um pouco no senso comum:
Quando nós queremos fazer conexões sobre alguma coisa que "um certo alguém fala de outro alguém" ou "opinarmos sobre algo que ouvimos na mídia", nós somos fera em logo dar uma opinião e até mesmo fazer as conexões necessárias para um desfecho. Então... mãos à obra.
Basta pensarmos nessa capacidade de interagir com assuntos que, mesmo, aparentemente, não nos dizem respeito e fazermos uma forcinha para relacioná-los com qualquer outro assunto afim.
Fazer análise é como opinar sobre alguma "coisa", com provas necessárias para defender nossa opinião.
Para isso, é preciso que nos coloquemos, muitas das vezes, no lugar de quem estamos lendo ou ouvindo, somente assim poderemos, talvez, exergar com mais nitidez o que nos está sendo passado.
Sinceramente, isto é algo que preciso exercitar todos os dias.Não só no meio acadêmico, como também na vida pessoal.
Abraço a todos!
Jucelito

Anônimo disse...

A análise literária, no meu ponto de vista, consiste em perceber o que está implícito no verso de um texto, ou seja, ter uma olhar além do que está explícito. Como não se sabe o que o autor quis dizer ao escrever o texto cabe a nós esmiuçar o que está impresso. Somente assim encontraremos elementos outros, além dos que já temos conhecimento.

Anônimo disse...

Reforçando o texto anterior, digo, que a maior dificuldade em analisar um texto, certamente é a falta de conhecimento literário e elementos que compôem uma análise e a falta de sensibilidade aguçada. Como se consegue isso. Através do conhecimento dos elementos da narrativa e demais elementos para uma análise, bagagem litarária, noção de análises, mas, antes de tudo, ter sensibilidade para detectar o que está nas entrelinhas.

Anônimo disse...

Reforçando o texto anterior, digo, que a maior dificuldade em analisar um texto, certamente é a falta de conhecimento literário e elementos que compôem uma análise e a falta de sensibilidade aguçada. Como se consegue isso. Através do conhecimento dos elementos da narrativa e demais elementos para uma análise, bagagem litarária, noção de análises, mas, antes de tudo, ter sensibilidade para detectar o que está nas entrelinhas.

Anônimo disse...

Fazer uma análise vai de pessoa pra pessoa, muitas vezes lemos um texto e tiramos algumas informações que achamos básicas mas ao reler esse texto pensamos: "Como que eu não vi isso?" Analisar um texto requer muita paciência é algo que na maioria das vezes não se consegue na primeira tentativa.

Anônimo disse...

Analisar é fazer a decomposição de um todo nos seus elementos constitutivos. É um trabalho extremamente difícil e que requer muito estudo e concentração.
Mas é muito prazeroso também, pois na medida que nos dedicamos a tal tarefa, o texto começa a descortinar-se diante de nosso olhos.
Não quero dizer com isso que eu saiba fazer isso, ao contrário, tenho ainda muita dificuldade para tal tarefa.

Anônimo disse...

Bem, li as diversas postagens e concordo com todas, em muitos aspectos. Confesso que o trecho que nos é proposto demandou de minha parte, uma reflexão mais detalhada. Qual minha maior dificuldade em analisar uma obra literária? Não havia parado para ANALISAR ISSO! Vamos por partes.. parece-me que a leitura amplia os conhecimentos do ser humano. É através dela ou mesmo pelo hábito de ler que o indivíduo se habilita a exercer os conhecimentos culturalmente construídos e dessa forma escala com maior facilidade os novos degraus do ensino, e em conseqüência atinge também sua realização profissional. Em nosso caso, um volume adequado de leituras e portanto, o exercício constante da análise literária, parece fundamental. O ¨desmanche¨ do texto demanda prática, mas exige também certa sensibilidade no detalhamento das características da obra analisada. Há que se perceber a narrativa, o contexto histórico da estória e também do autor... buscando significado para todo o conjunto. Mas devemos possuir leitura variada e em bom volume, para que seja possivel também, perceber qualquer intertextualidade que esteja permeada no texto analisado, assim como detectar ideologias e qualquer viés colocado na obra. Conhecer os diversos gêneros literários e seus principais expoentes é importante para perceber em qual ¨terreno¨ se está transitando.. enfim, acho que vários requisitos são necessários para que se analise um texto literário. Em meu caso, acho que a compartimentalização dos gêneros literários atrapalha. Ainda tenho dificuldade em ver o quadro geral, mais amplo. Possivelmente, ainda um ¨ranso¨ do ensino fundamental e médio. Parabéns a todos pelas postagens, todas muito pertinentes. Ajudaram-me muitíssimo nesta reflexão.

Anônimo disse...

Aproveito para agradecer a Profª Ramayana, pelas atividades propostas no blog. Agradeço também, a atenção que nos deu no tocante à orientação do trabalho a ser apresentado em sala de aula. Uma pena que a grade curricular seja tão apertada e não permita um maior aprofundamento na disciplina. Acredito que seria uma experiência fantástica.

Anônimo disse...

Assim como o Marcos, eu (e creio que muitos colegas também) nunca havia parado para analisar qual(is) a(s) dificuldade(s) que tenho para analisar uma obra literária, ou qualquer outra obra. Nós temos as dificuldades, mas não observamos quais são para buscar suprí-las.

Anônimo disse...

Como a grande maioria mencionou, acredito também, que precisamos de leituras para analisar melhor um texto. Para analisar um texto eu começo por conhecer seu gênero literário, seus pressupostos e os principais acontecimentos que ocorreram e que levaram o autor a escrevê-lo e hoje não consigo ler um livro sem saber um pouco da vida do escritor. Relatei em sala, que devido ao pouco tempo, fiz a leitura do livro proposto pela professora “Viagens de Gulliver”, num primeiro momento, sem a orientação da professora e pensei que se tratava de uma fábula. Depois, com as dúvidas esclarecidas, meu pensamento caiu por terra, localizei o livro dentro de uma escola e um período e minha visão mudou totalmente. Não vejo problemas em analisar um texto, mais tenho que ter uma base consistente para realização, e comprovei essa necessidade com essa experiência que passei.

Anônimo disse...

Recentemente trabalhei em uma análise literária e gostei muito. Penso que para se analisar um conto, por exemplo, deve-se situar a vida do autor em questão, pois a vida deste geralmente influencia em sua produção. É claro que isso só não basta para uma análise ser completa, não podemos esquecer de todos os outros elementos que são necessários para essa atividade.

Anônimo disse...

Fazer uma análise literária parece muito dificil, achei muito interessante esta aula, assim pude entender melhor como fazer uma análise, tema, imagem, pesonagem, coisas que até então eu não conseguia fazer. A aula tanto a prova foram dificeis, porém proveiosas (a meu ver)hoje posso trabalhar melhor os textos com meus alunos o que era minha dificuldade antes.